

League of Legends
Clipe de Jovirone é denunciado por transfobia durante live
Após falar: “O traveco te engana” em live, a comunidade começa a reprovar atitude do streamer com a #TransfobiaNãoÉPiada
Publicado
4 meses atráson
O streamer Jovirone usa exemplo preconceituoso e transfóbico para explicar sobre item do League of Legends e a comunidade não aprova. No vídeo, o streamer usa o termo “traveco” para explicar sobre um item e diversos outros influenciadores repudiam sua atitude.
Triste ver que tem gente que ainda pensa assim.
— KALERA #AÚltimaMúsica (@iamKalera) December 8, 2020
Preconceito não é liberdade de expressão/opinião.
Transfobia não é liberdade de expressão/opinião.
Quem pensa igual a ele, favor parar de me seguir.
E quem não vê o preconceito escancarado nisso aqui, favor estudar.
Obrigada. https://t.co/Aj3atfjJmq
A streamer Kalera postou em seu Twitter, compartilhando o vídeo, dizendo: “Triste ver que tem gente que ainda pensa assim. Preconceito não é liberdade de expressão/opinião. Transfobia não é liberdade de expressão/opinião. Quem pensa igual a ele, favor parar de me seguir. E quem não vê o preconceito escancarado nisso aqui, favor estudar. Obrigada.”
O vídeo começa com o próprio Jovirone dizendo que seria “cancelado” pelo que iria falar.
Início do vídeo. pic.twitter.com/SR064A4SG9
— Beamom (@a_beactress) December 8, 2020
A streamer BryannaNasck comenta uma série de elementos cobrando da plataforma Twitch e empresas que apoiam o Jovirone, de manifestar alguma forma de repudio pela sua atitude transfóbica. Bryanna é uma empreendedora, Youtuber, gamer e trans não-binária, além de ser uma das principais influenciadoras da comunidade LGBTQI+ na internet.
@Jovirone1 Primeiro que é uma Travesti segundo que nenhuma pessoa trans no mundo alguma está aqui para seu entretenimento ou enganar.
— BryannaNasck (@BryannaNasck) December 8, 2020
Nossa identidade é tão valida quanto seu direito se prestar a um papel ridículo como essa em para milhares de pessoas. https://t.co/OMw2t7tWCG
Ela informa que a ação do Jovirone é crime, de acordo a lei 7.716/1989. Ela também acrescenta “É completamente inadmissível que tenhamos um comportamento desse em 2020. Não há nada que justifique a transfobia. Uma pessoa pública, que influência milhões ensinando seu público e fazendo a manutenção da transfobia mata todos os dias. Ridículo e revoltante”.
Atualização às 20:30, desta terça-feira (8):
Em resposta à influenciadora digital Bryanna Nasck e seus questionamentos sobre um posicionamento das marcas e empresas vinculadas ao acusado, o Twitter oficial do League of Legends no Brasil respondeu que o comportamento do streamer não é adequado e que a Riot Games repudia os atos preconceituosos. A empresa afirma que as medidas disciplinares adequadas serão aplicadas. Veja abaixo o tweet oficial:
Olá, @BryannaNasck
— League of Legends Brasil (@LoLegendsBR) December 8, 2020
Concordamos que esse tipo de comportamento não é adequado. Nós, da Riot Games, repudiamos todos os atos de transfobia, racismo, preconceito, assédio e manifestações de ódio.
Nós vamos tomar as medidas disciplinares adequadas.
O streamer Jovirone se posicionou sobre o caso em seu perfil no Twitter, alegando não ter percebido em um primeiro momento a problemática de sua fala, mas que, ao reavaliar e considerar os alertas da comunidade, ele notou o quão preconceituoso foi.
Boa tarde. No momento do clipe, pra mim, estava tudo tranquilo
— FNC Jovirone (@Jovirone1) December 8, 2020
A segunda vez que eu assisti o clipe, ainda estava de boa, porém depois
me coloquei no lugar das outras pessoas, e vi que sim, eu fui simplesmente
infeliz e preconceituoso por algo que já está enraizado a tantos anos
O streamer ainda pediu desculpas e se propôs a aprender e se conscientizar, além de se propor a discutir com alguém da comunidade LGBTQI+ em live para conscientizar também o seu público. O tweet oficial se encontra abaixo:
Segundamente, quero aprender e e me conscientizar sobre os meus atos
— FNC Jovirone (@Jovirone1) December 8, 2020
e o porque que não é legal fazer esse tipo de comentário.
Gostaria de conversar com alguém da comunidade LGBTQ+ em live, para entender
todos os erros cometidos com esse comentário e trazer uma conscientização
#TransfobiaNãoÉPiada
Para saber mais sobre o mundo dos jogos e dos eSports, fique de olho na PlayTimes!