Connect with us

Games

Cyberpunk 2077 apresenta sincronia labial também na versão brasileira

Publicado

on

No último dia 19 de outubro, a empresa JaliResearch publicou no Youtube um vídeo explicativo sobre a nova tecnologia de IA (inteligência artificial) desenvolvida para o jogo da CD Projekt RED, Cyberpunk 2077. A sincronia labial dos personagens contemplará dez línguas, sendo elas português brasileiro, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, russo, polonês, mandarim e japonês.  O jogo também terá disponível a dublagem em árabe, mas será o único idioma que não contará com a nova tecnologia em lip sync.

Chris Landreth, co-fundador da Jali Research, explicando graficamente o funcionamento da ferramenta usada para lip sync.

A partir das falas gravadas pelos atores de voz, foi desenvolvida a IA para que o grupo de ferramentas de animação Jali reconheça detalhes da pronúncia, como fonemas, entonação e volume vocal. A partir disso, essa IA traduz esses sinais para os movimentos dos lábios. O projeto propõe maior imersão e identificação com jogadores de partes espalhadas do globo de maneira mais prática, já que o uso da IA dispensa a necessidade da captura de movimentos de cada idioma ou expressão facial.

Cyberpunk 2077 está previsto para ser lançado no dia 19 de novembro de 2020 e estará disponível para Xbox One, PlayStation 4 e PC Windows.